Literatura: Antes de Dormir


de S. J. Watson


“Antes de Dormir”, romance de estreia de S. J. Watson, publicado pela Record, é resultado do primeiro curso Como escrever um romance, da Faber Academy. Muito elogiada, esta obra teve os direitos de publicação vendidos para 40 países e já há previsão de adaptação para o cinema, pela produtora de Ridley Scott. Ganhou ainda prêmio de melhor livro do ano na cateogira Crime e Thriller do Galaxy National Book Awards.

Ambientado em Londres, o livro conta a história de Christine, de 47 anos, que sofre de uma amnésia profunda, e acorda todos os dias sem saber ao certo quem é, pensando ainda ter 20 e poucos anos. Ela é casada com Ben, que todos os dias pela manhã precisa contar à esposa sua própria história. Ela teria sofrido um grave acidente que a deixara nesta condição.

Então Christine descobre que está em tratamento com um especialista, o dr. Nash. Ele sugere que ela escreva um diário e registre suas experiências todas as noites, antes de dormir (ele liga para ela todas as manhãs para explicar quem é e dizer onde está o diário). Mas aí aparece uma surpresa: Ben não pode saber do tratamento e nem dos registros que ela faz. Logo em suas primeiras páginas uma frase perturbadora: “Não confie em Ben”.

E então, com a ajuda de dr. Nash e do diário, ela passa a ter alguns flashes de memória e percebe que sua história pode ser bem diferente daquela que Ben lhe conta todas as manhãs. Mas ele está mesmo mentindo? Se estiver, por que faz isso?

O livro é dividido em três partes: a primeira, “Hoje”, a segunda, “O Diário de Christine Lucas”, na qual cada capítulo é um dia, e a última, “Hoje”. A história toda é muito interessante e faz com que o leitor queira ler mais e mais. No entanto, a última parte, em especial, não deixa desgrudar os olhos (li 102 páginas em algumas horas – tamanha curiosidade – que passaram quase sem perceber). O desfecho é totalmente inesperado, e deixa o leitor completamente pasmo. A todo momento ele imagina como é estar na pele da personagem. Como é não conhecer a si próprio, tampouco quem está ao seu lado. A dúvida gritante sobre em quem realmente se pode confiar.

S. J. Watson foi muito feliz em seu primeiro romance. Não à toa ganhou o prêmio do curso da Faber Academy. É um livro realmente fantástico. Já correu pra livraria?


Comentários

  1. Oi Fabi.
    Que droga, você me deixou curioso quanto ao livro.kkk
    Parece ser uma trama muito boa. Vou marcar na minha lista de aquisições futuras.
    Beijo e parabéns pela resenha.
    Francisco - O Literata

    ResponderExcluir
  2. Chico, é muito bom mesmo o livro. Eu adorei. Se você quiser, posso te emprestar. Obrigada pelo comentário! Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A cegueira branca

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida