Contágio


Com um elenco cheio de estrelas, “Contágio” usa um tema já meio batidinho, tenho que dizer, e mostra o que aconteceria se uma doença com alto nível de transmissão atingisse a população, com o poder de se multiplicar em níveis que fogem do controle da medicina. Não dá pra deixar de falar sobre uma leve semelhança com “Ensaio Sobre a Cegueira”.

Começando pelo segundo dia, onde o primeiro caso da misteriosa doença se manifesta, Gwyneth Paltrow, que vive Beth Emhoff, está voltando de Hong Kong para Minneapolis, já adoentada, com tosse e mal estar. Quando chega em casa, transmite o vírus para seu filho de seis anos. Seu marido, Mitch (Matt Damon), descobre, após quarentena e muita investigação, que é imune ao misterioso vírus, que é capaz de matar em questão de horas.


E a história segue, com o vírus se manifestando em proporções gigantescas, atingindo milhões de pessoas no mundo todo. O medo sobre algo desconhecido, afeta as pessoas, que passam a saquear supermercados e se isolar em suas casas à espera de uma cura.

No meio desse furacão, está um blogueiro, vivido por Jude Law, que tem credibilidade perante seus leitores e aproveita a deixa para inventar uma cura para o vírus e encher o bolso de dinheiro.


Lá estão governo, OMS, infectologistas de renome e um time de médicos dispostos a controlar a epidemia e deixar a população em paz. Mas não vai ser fácil. Doutor Cheever (Laurence Fishburne), chefe do Centro de Controle de Doenças é acusado de favorecer pessoas próximas com informações privilegiadas sobre a doença e é afastado do caso.

Outra personagem que merece destaque é Emin Mears, médica interpretada por Kate Winslet, que é chamada pelo Centro de Controle de Doenças para ir ao interior e tentar conter a manifestação do vírus.

De uma certa maneira, todos os personagens estão ligados por essa misteriosa doença, que não se sabe exatamente qual é, de onde veio e quando começou. Isso é o que tenta descobrir toda a equipe designada para este caso. O problema é que todos estão suscetíveis à ela, que pode ser fatal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?