Livro: Minha História



Minha História é a autobiografia da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que exerceu o "cargo" entre 2009 e 2017. Como diz o título, ela conta a própria história, que depois se mistura com a de Barack Obama, o primeiro presidente negro do país.

Michelle conta, com detalhes, como foi sua infância em Chicago, no bairro de South Side, onde viveu em um pequeno apartamento com seus pais e irmão mais velho. Uma família simples, mas que sempre ensinou valores à filha. 

Sempre foi forte e determinada, não se deixava intimidar em ambientes dominados por homens ou quando era tratada com diferença por ser negra - assunto abordado em todo o livro: os desafios e dificuldades que enfrentou por ser mulher e negra nos EUA. Mas apesar deles, Michelle ingressou em universidades de elite com muito esforço e por mérito próprio. Cursou sociologia em Princeton e direito em Harvard.

Conheceu Barack Obama na firma de advocacia onde tinha uma bem sucedida carreira de advogada corporativa. Casaram-se, tiveram duas filhas e, sendo bem gente como a gente, conciliava a vida da família com a atribulada rotina de político de Obama. Passaram longos períodos em que ela se equilibrava para dar conta das duas filhas e do emprego e ele ausente, por conta do trabalho. Até que ela soube o momento de recuar para acompanhar o marido, fazendo a carreira dele decolar, dando todo apoio necessário. 

Após muito trabalho durante a campanha presidencial, Barack Obama venceu e se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Michelle passou a ser a primeira-dama, mas, mulher real, ela mesma explicou que não nasceu sabendo desenvolver esse papel, e ouviu algumas críticas no início, que iam desde o seu corpo e roupa até quebra de protocolo. Tudo superado com muita sabedoria.

Mas além de todos os detalhes e curiosidades que pairam sobre o mundo da Casa Branca, o que se percebe no livro, antes mesmo de Obama se tornar político, é que sempre houve uma preocupação por parte de ambos com as classes menos favorecidas. Michelle usou sua notoriedade e influência de primeira-dama para emplacar projetos que beneficiaram esse público e em especial jovens e meninas. E sempre encorajou os estudos. O projeto mais notório certamente foi o da horta que ela construiu no jardim da Casa Branca, em busca de incentivo para uma alimentação mais saudável para as crianças no combate à obesidade infantil, cujos números eram crescentes no país.

Acredito que todos nós temos dons. O dom dos Obamas é cuidar. Se preocupar com a população, com o próximo. Ao final do mandato, eles tinham planos de criar, após Barack deixar a presidência, uma fundação para incentivar a geração de novos líderes. Sempre focados no jovem, pensando no futuro que podem ter, e encorajando-os, para mostrar que eles podem chegar aonde quiserem, com estudo e esforço. Os Obamas haviam chegado, afinal.

É uma bela história, Michelle uma grande mulher, e juntos, eles formaram um verdadeiro time. Ela sempre apoiando e acompanhando cada passo do marido. Aquele ditado "atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher" cabe muito bem aqui. Obama permaneceu na presidência durante oito anos. Sem tropeços, sem escândalos, com muito trabalho e dignidade.
Para mim, ter uma história não significa chegar a algum lugar ou alcançar algum objetivo. Entendo-a mais como um movimento adiante, um meio de evoluir, uma maneira de tentar, continuamente, ser uma pessoa melhor. É uma jornada sem fim." Michelle Obama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?