O Oscar Brasileiro

Aconteceu hoje, no Rio de Janeiro, o evento mais importante para o cinema nacional. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, conhecido como o nosso Oscar, premiou os filmes e os profissionais que mais se destacaram ao longo de 2010.

Os favoritos da noite eram os badalados “Tropa de Elite” e “Chico Xavier”, cada um com 16 indicações. Na categoria de melhor longa ainda estavam “As Melhores Coisas do Mundo”, “Olhos Azuis”, “5X Favela, Agora por Nós Mesmos” e “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo”. Para melhor atriz o time foi de peso: Glória Pires, Marieta Severo, Christiane Torloni, Alice Braga e Ingrid Guimarães.

A apresentação ficou por conta dos atores Bruno Mazzeu e Fabiula Nascimento, que cá entre nós, cometeram várias falhas durante as quase três horas de evento. Foram mais de cem filmes finalistas escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema e votados na internet, pelo público em geral.



And the Winner is...

O grande vencedor da noite foi “Tropa de Elite 2”, que levou nove prêmios das 16 categorias às quais foi indicado: Melhor Som, Melhor Montagem de Ficção, Melhor Fotografia, Melhor Direção, Melhor Longa Nacional, Melhor Roteiro Original. André Matos levou o Melhor Ator Coadjuvante também por “Tropa 2”, juntamente com Caio Blat, por “As Melhores Coisas do Mundo”.



Entre as categorias mais esperadas do evento estavam Melhor Ator, que ficou, claro, com Wagner Moura, por Capitão Nascimento em “Tropa 2”, e Melhor Atriz, conquistado por Glória Pires, pela personagem dona Lindu, em “Lula, o Filho do Brasil”.


O segundo favorito, ao lado de “Tropa de Elite”, “Chico Xavier” levou apenas Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante, com a personagem de Cássia Kiss e Melhor Maquiagem.

O Melhor Longa-metragem Estrangeiro ficou com “O Segredo dos Seus Olhos”. O apresentador da categoria deu um furo e revelou o nome do vencedor antes de o telão mostrar os indicados.
Melhor Trilha Sonora foi para “Olhos Azuis”. Neste momento, o homenageado foi Remo Usai, que já produziu mais de 70 longas.

“Dzi Croquete” recebeu o prêmio de Melhor Montagem de Documentário. “O Homem que Engarrafava Nuves”, com Melhor Longa-metragem de Documentário.

Apesar de o cinema nacional estar passando por um momento de ascensão, melhorando na qualidade dos filmes, efeitos, sendo reconhecido, enfim, perdendo o estigma que tinha de que não era bom. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido com relação à premiação. A cerimônia quase não foi divulgada, os apresentadores cometeram erros, houve falhas técnicas... Acho que estamos um pouco longe de atingir o nível de um Oscar mesmo, mas podemos chegar lá!

Comentários

  1. Bom, reproduzindo um comentário que li por aí... favoritos "Tropa de Elite" e "Chico Xavier" só pode ser Oscar brasileiro mesmo... Acho que tem tanta coisa MUITO melhor que isso no cinema tupiniquim...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?