Literatura: O Discurso do Rei

Como um Homem Salvou a Monarquia Britânica


Seguindo o caminho inverso das adaptações feitas atualmente, o livro “O Discurso do Rei” foi feito a partir do filme homônimo, que rendeu o Oscar de melhor ator a Colin Firth. A história foi escrita pelo jornalista Peter Conradi juntamente com Mark Logue, neto de Lionel Logue, o responsável por “salvar a monarquia britânica”.

Lionel Logue desenvolveu um trabalho notável como “médico da fala” e se destacou por curar soldados que haviam perdido a fala em conflitos, e já haviam sido desaconselhados por hospitais a tentar qualquer tipo de tratamento. Durante um discurso do então duque, Logue se interessou pelo problema do monarca, porém, só mais tarde, teve a oportunidade de conhece-lo e desenvolver o trabalho que levaria George VI à cura da gagueira.

O livro é bem histórico e descreve muitos detalhes, como o surgimento do tratamento da gagueira, o que torna algumas partes um tanto cansativas. Esses relatos são baseados em cartas trocadas entre George VI, e Lionel, que teve papel decisivo na cura da gagueira do rei.

Acima de tudo, esses relatos mostram como um homem tão importante, tímido e inseguro, retomou a confiança em sim mesmo, e curou uma doença que o acompanhava há tantos anos e o impedia de travar pequenos diálogos, fazendo com que ele pudesse discursar para centenas de pessoas com toda naturalidade. É uma história de superação e de admiração, que começou por parte de Lionel para com George VI, fazendo com que não só o rei reconhecesse o trabalho feito pelo médico, mas também que a imprensa desse o merecido destaque com relação ao tratamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?