Amor?


O documentário de João Jardim retrata histórias de relacionamentos amorosos, mas que com o passar do tempo se mostraram de alguma forma agressivos. Em comum, todos os entrevistados têm em seus casos sentimentos que misturam paixão e violência.


A principal questão levantada por “Amor?”, como o próprio título sugere, é se essas narrativas são mesmo histórias de amor, já que envolvem brutalidade.


O longa nos leva a pensar que relações assim podem ser vistas como doentias. Uma doença que envolve ambas as partes, tanto o agressor como quem é agredido.


Gravados por atores, os depoimentos verdadeiros são contados sequencialmente, intercalados com uma ou outra cena (classificadas pelo diretor como imagens poéticas), o que deixa o documentário com ar de ficção.


E, apesar de o filme ter sido encenado por atores, para preservar a identidade das pessoas, o que chama a atenção é a maneira como eles entraram nessas vidas. A maneira como as histórias são contadas é muito real, expressivo, bem bacana.


Não há pudor em contar determinados detalhes, como de relações sexuais, nem ao falar sobre o uso excessivo de drogas que alguns “personagens” faziam.


Entre casais hetero e homossexuais, e até mesmo em relação de pai e filha, todos demonstraram praticamente os mesmos sentimentos, uma mistura de amor, ódio, ciúme, possessão.


Este longa faz o espectador refletir se relações como essas realmente valem a pena e o que elas podem trazer de bom para quem está envolvido. E qual a explicação de pessoas continuarem ao lado de parceiros, que as agridem e as fazem sofrer com tanta crueldade.

Comentários

  1. Du Moscovis? Meldels preciso ver esse filme. (21:21 é cabalístico pra postar hahaha)

    ResponderExcluir
  2. AI PRIMINHA, CADA DIA Q PASSA SEU BLOG ESTá MELHOR.
    TAMBEM, UMA JORNALISTA, SÓ PODERIA DAR NISTO.
    VC É UMA GAROTA DE EXTREMO BOM GOSTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?