Drama e catástrofe no filme de Lars Von Trier


Melancolia, novo filme de Lars Von Trier, traz no elenco Kirsten Dunst (Homem Aranha) como a protagonista Justine, vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes (merecidamente, pois sua atuação está impecável), Charlotte Gainsbourg, como Claire, irmã de Justine e Kiefer Sutherland, como John.

Trata-se de um drama psicológico e catastrófico. Dividido em duas partes, a primeira delas, “Justine”, mostra o casamento da protagonista. Uma festa glamorosa no castelo onde vivem sua irmã e seu cunhado. Porém, Justine não parece feliz, algumas vezes durante a comemoração, a moça some sem dar explicações, e parece estar com a cabeça longe, em qualquer outro lugar, menos em seu próprio casamento.


Na segunda parte, “Claire”, é mostrada a vida da irmã de Justine ao lado do marido e do filho. Neste momento, Justine aparece muito doente, totalmente depressiva e melancólica, precisando da ajuda da família.
John (Kiefer Sutherland) o marido de Claire, sabe tudo sobre astronomia, e está a espera de um fenômeno que está para acontecer: o planeta Melancolia vai passar muito próximo da Terra, e há o risco de ambos se chocarem, causando uma explosão, que poderia resultar no fim do mundo.


Justine, mesmo desequilibrada, lida melhor com a situação do que a irmã, que quando descobre entra em estado de choque. Justine mostra que não tem medo e tenta apoiar a irmã. Talvez por estar melancólica, não espere muito da vida, e por isso não demonstra preocupação.

É chegada a hora das duas se unirem para passarem por isso juntas, seja qual for o fim.
É um filme intrigante. O início, com algumas imagens que só vão se encaixar com o desenrolar da história mostra um lado meio poético. Mas acredito que não se trata de um filme comercial, que irá agradar facilmente a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cegueira branca

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida