Coco Antes de Chanel


Filme conta a história de Gabrielle Chanel, desde menina conhecida como Coco. Com a morte da mãe e abandonada pelo pai, ela e sua irmã mais velha Adriane foram criadas em um orfanato.

Depois de adultas, trabalhavam durante o dia como costureiras, e à noite cantavam em boates para conseguir mais dinheiro. Adriane conheceu um barão que prometeu a ela vida boa e casamento. A moça, mais do que depressa, aceitou e foi morar com o rapaz. Coco seguiu sua vida e passou a se apresentar sozinha, já que não acreditava que alguém importante pudesse gostar de verdade de moças simples como ela e a irmã.


Tempos depois conheceu um homem, com que se envolveu, mas tornou-se também um amigo, além de amante. Com a desculpa de visitar a irmã, que estaria morando numa fazenda próxima, Coco se hospeda na casa dele e acaba ficando sem data para ir embora. É lá que conhece Boy Capel, por quem se apaixonou e teve seu amor retribuído, porém, não a ponto de consolidar um relacionamento mais sério. Com pensamentos avançados para aquela época, Coco dizia que nunca se casaria em sua vida. Como maneira de expressar esses pensamentos e mostrar uma certa rebeldia, ela não gostava de usar vestidos “pomposos” e cheios de brilho, o que era considerado bonito pelas mulheres da época. Ela estilizava e vestia as roupas dos homens com quem se envolvia.


Gabrielle passou a fazer chapéus para mulheres ricas, o que logo se tornou um sucesso. A partir daí, com a ajuda do amado Boy Capel, ela conseguiu montar seu próprio ateliê, criando vestidos de alta costura. Peças lindíssimas que eternizaram seu nome no mundo da moda e fazem sucesso até hoje.

O filme mostra a trajetória de uma mulher importante para a época em que viveu, um tempo em que as mulheres não tinham vez e deviam ser submissas aos homens. Ela mostrou que é possível prosperar mesmo tendo vindo de origem humilde e, mais ainda, sendo mulher. Com certeza foi um nome importante que deu um dos primeiros passos para as conquistas das mulheres na sociedade. E assim como dizia, Chanel cumpriu sua palavra: nunca se casou e trabalhou até os últimos momentos de sua vida.

-----


Depois que terminei este post, enquanto pesquisava fotos para ilustrá-los, acabei achando outras críticas sobre o filme, e uma delas falava sobre a simpatia e até colaboração com os nazistas. E esse era justamente um ponto criticado, já que em “Coco Antes de Chanel” não se toca nem de longe nesse assunto. Pra quem quiser saber mais, existe outro filme (Coco Chanel & Igor Stravinsky) e duas biografias da estilista (O Segredo do Chanel N°5 e Dormindo com o Inimigo – A Guerra Secreta de Coco Chanel). O filme já está na fila dos próximos pra eu assistir e postar, então, logo tem mais!

*A ideia original, quando assisti esse filme, era fazer uma seleção de títulos que falam de alguma maneira sobre moda e postar aqui. Porém, "Coco Antes de Chanel" não foca muito o seu lado de sucesso, e sim o período que precedeu todas as suas conquistas. De qualquer maneira, vou selecionar outros e retomar a ideia inicial.

PS.: Não repare na montagem tosca. Estou sem editor de imagens no note.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?