Um cutucão no sistema


Essa semana cheguei em casa e, dando aquela zapeada na TV, estava passando um filme que eu já conhecia e acho demais: “Código de Conduta”. Adiei o banho e a janta, e não desgrudei da TV enquanto não acabou.

A história é sobre um pai que durante um assalto à sua casa, vê o bandido estuprar sua mulher e depois matá-la, além de sua filha. Durante o julgamento do assassino, entra em cena o poderoso promotor Nick, interpretado por Jamie Foxx, famoso por altos índices de condenação durante toda sua carreira.

O problema é que Nick faz um acordo com Derby, o assassino, o que acaba o deixando livre
da prisão mais cedo do que deveria. Clyde (Gerard Butler) fica completamente revoltado com a situação e começa a arquitetar um final trágico para Derby e seu comparsa.

De maneira extremamente engenhosa e brilhante, Clyde, que era considerado um gênio e que
tinha pequenas invenções, consegue matar os assassinos após se passar dez anos da morte de sua família. Mas aí que vem a sacada: ele matou, mas ninguém consegue provar.

Começa um verdadeiro jogo de gato e rato entre Nick e Clyde. Em um dos julgamentos após
ter cometido os assassinatos, Clyde, que dispensou o advogado, cheio de argumentos e mostrando conhecimento sobre a lei, consegue dobrar uma juíza carrancuda (a mesma que havia liberado Derby) e quase fazê-la com que o liberasse para responder ao processo em liberdade.

E como um tapa na cara ele retruca: “Aparentemente estou sendo acusado de dois homicídios
e você ia me deixar sair por aquela porta?” Demonstrando aí a falha que pode ser cometida pela Justiça não só dos EUA, onde se passa o filme, mas de outros lugares também. Acaba sendo uma crítica ao sistema de poder.

Acho que isso é tudo que eu posso falar. Eu gosto muito desse filme e recomendo para quem
gosta de histórias inteligentes que deixam a gente matutando o tempo todo enquanto assiste. Além de não conseguir deixar de assistir até o fim. Fica a dica!

Comentários

  1. Eu adoro esse filme...vale a pena assistir todas as vezes!!!!!

    Flá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?