Um pouco de história

Ai, preciso falar aqui que agora conto com uma super TV e um home theater Blu-Ray pra poder assistir meus filminhos. É tipo meu cinema em casa! rs Fantástico.

Bom, e pra começar minha cinemateca, ganhei do meu querido tio Umberto (que super me apoia nessa minha empreitada cultural rs) três filmes que na opinião dele devem fazer parte do meu repertório cinematográfico (to falando bonito hoje!).

O primeiro que eu escolhi pra inaugurar meu brinquedinho foi “Cleópatra”, um dos muitos filmes que retratam a vida da rainha do Egito; datado de 1963, é estrelado por Elizabeth Taylor. A atriz vive aqui a famosa cena em que sai de um tapete onde foi enrolada para que pudesse chegar em segurança ao encontro de Julio César.

Cleópatra retrata características de uma mulher moderna já naqueles tempos. Era estudada, falava muitos idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte grega, e segundo um dos
personagens do filme, “seria considerada intelectual, se fosse homem”. Absurdo! Machismo
total.

Mas além desses atributos, ela tinha visão (ambição) e sabia o que era necessário fazer para se manter no poder e conquistar o apoio de Roma, o que era imprescindível para o Egito naquele momento. O primeiro passo foi se casar com Julio César, que governava Roma até então. Cleópatra deu a ele um filho, Cesário, que deveria se tornar seu herdeiro.

No entanto não foi bem isso que aconteceu. Após a morte de Julio César numa cilada, quem
assume o poder é Otávio. É travada aí uma disputa de poderes entre Cleópatra
e ele. Neste momento, ela reencontra Marco Antonio, com quem se envolve e que a ajuda a
retomar o poder.

Otávio quer a todo custo dominar o Egito também e passa a perseguir Cleópatra. A rainha então se esconde em uma tumba, onde fica à espera de Marco Antonio. Porém, este, ao receber a falsa notícia de que ela havia morrido, se mata.

Otávio descobre o esconderijo de Cleópatra e pede a ela que passe a viver em Roma, onde
lhe daria poder e devolveria seus bens que havia confiscado. Ela concorda, mas depois tem
um acontecimento que muda tudo. Não vou contar. Mas quem conhece a história de Cleópatra sabe o que aconteceu.

Pra quem ficou curioso e pretende assistir ao filme, só um aviso: este longa segue o nome ao
pé da letra. São quatro horas de duração!

Comentários

  1. Agora vc. precisa ver o seriado "Roma", onde Cleópatra não aparece tão linda como La Taylor, mas a também inglesa Lindsey Marshal faz um retrato completo dessa grande personagem histórica."Roma" talvez seja o mais perfeito seriado feito para TV. Pena que acabou em apenas duas temporadas,cobrindo cerca de 40 anos da historia romana,a primeira temporada centrando-se em Julio Cesar até seu assassinato, e a segunda focando Marco Antonio e Otávio. Mas daí pra frente (Tiberio, Caligula, Claudio, Nero etc.), há material para umas vinte temporadas. Será que irão continuar? TUB

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?