Literatura: O Viajante

As espantosas aventuras de Marco Polo

Romance histórico de Gary Jennings, autor do famoso “Asteca”, “O Viajante” narra a aventura de Marco Polo durante uma longa viagem. Com relatos bem detalhados de todos os lugares visitados, “O Viajante” faz o leitor viajar (desculpe o trocadilho, mas não tem outra expressão).

A rota tem início em Veneza, com Marco ainda menino, em 1259. Ele foi acompanhar seu pai, Nicolò, e seu tio Mafio. A ideia inicial era ir apenas até Constantinopla (hoje Istambul), porém, quiseram seguir para a região mais ao leste e então começa a aventura. Eles passam pelo Oriente Médio, China, Ásia e Indonésia.

Com uma riqueza de detalhes impressionante, o personagem narra suas histórias, desde as brincadeiras mais bobas, até experiências sexuais e momentos de confinamento na prisão. São experiências incríveis, passando por lugares mais legais ainda.

O curioso é que no prefácio do livro, o autor conta que quando Marco Polo estava em seu leito de morte, parentes imploraram para que ele se retratasse das mentiras que havia contado durante sua vida. Ele então responde prontamente: “Não contei nem a metade do que vi e fiz”.

Pesquisando na internet, descobri que durante muito tempo, os relatos desta viagem de Marco Polo era a única fonte de informação sobre a Ásia. E para enriquecer esta obra, o autor Gary Jennings seguiu a mesma rota de Marco Polo.

É uma aula, com muita história, mas vou logo avisando: são 946 páginas (ufa!) tem que ter paciência. Mas vale a pena!

Comentários

  1. Parabéns pela perseverança em ler essas quase mil páginas - e parabéns tb. pelo texto. Agora veja a minissérie. Bjs. Umberto (TUB)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?