Livro: Sex And The City



Como eu já disse no post anterior, o livro “Sex And The City” originou a série, que depois virou dois filmes. Porém, eu fiz o caminho inverso: assisti aos dois filmes, e depois de muito tempo resolvi assistir à série, e então ler o livro. E começou a saga. Baixei todas as temporadas, e quando já estava no finalzinho, li o livro.


Esta é a 11ª edição, com dois capítulos a mais e uma nova apresentação da autora, Candace Bushnell, onde ela conta como surgiu a coluna e explica a pergunta que o livro tenta responder.


Então começam as surpresas. Os capítulos são histórias soltas, e não necessariamente têm continuidade, com exceção dos personagens Carrie e Mr. Big, que são os mais presentes, porém, retratados de maneira diferente da que aparece na série. Aqui, conhecemos uma Carrie atenciosa, preparando o jantar e cuidando das plantas no apartamento de Mr. Big, enquanto na série, sua cozinha praticamente não é usada e ela mesma revela guardar blusas no forno. 


O fator “moda” também não é tão forte no livro, e Carrie nem comenta sobre sua paixão por sapatos caros. Apenas algumas grifes são mencionadas aleatoriamente. 


Outra curiosidade: aqui, a autora é quem narra os acontecimentos, e não Carrie, como acontece na TV e nos filmes. As personagens Miranda, Charlotte e Samantha estão presentes, mas suas histórias, assim como profissões, não são as mesmas. Estou expondo essas informações, pois como assisti primeiro à série, ficaram muito evidentes as diferenças.


Mas o contexto geral é o mesmo: Nova York e os complicados relacionamentos e comportamentos sexuais dos que ali habitam. O que mulheres, desde as de vinte e poucos anos até as mais maduras e bem-sucedidas, procuram na cidade? Por que é tão difícil encontrar a “relação ideal”? Por que ainda estão solteiras?


Li em algum lugar que este livro é autobiográfico, já que Candace narra as próprias histórias, além das de amigos e conhecidos, sob pseudônimos. Tanto que em alguns momentos, para preservar a identidade das pessoas, a autora diz: ”vamos chamá-lo de fulano de tal”.


Devo confessar que o livro “Sex And The City” é bem diferente da série. Mas não menos divertida. É uma minuciosa análise do que acontece nas rodas da alta sociedade nova-iorquina, frequentada por modelos, jornalistas, atores, enfim. 

E o desfecho dos queridos personagens Carrie e Mr. Big é diferente e um pouco inesperado. De qualquer maneira, para que é fã da série (e até para quem não é), é um prato cheio, basta se deliciar!

Comentários

  1. Eu fiz exatamente este mesmo "caminho": primeiro os filmes, depois a série, e por fim o livro. Eu adorei todos! Além do livro Sex and the City, também eu li os diários de Carrie (vol 1 e 2), os quais mostram a vida de Carrie antes de se mudar definitivamente para NY. E uma ótima notícia é que os "diários" também virarão uma nova série. Estou louco para começar a nova série!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é que a Paulista tem

Amizade Colorida

O que nos move?